quarta-feira, 3 de junho de 2009

Fibromialgia


Conceito: É uma síndrome reumática de causa desconhecida, caracterizada por dor musculoesquelética difusa e crônica(acima de 3 meses),além da presença de dor em pelo menos 11 dos 18 pontos anatômicos conhecidos como tender points.
Acomete predominantemente mulheres entre 35 e 55 anos.
Sinais e sintomas:Fadiga crônica,dor muscular generalizada que pode iniciar em uma área determinada, distúrbios do sono,alteração de humor sem causa aparente, ansiedade,aumento ou diminuição rápida de peso, diminuição da capacidade aeróbica, cefaléia( dor de cabeça), síndrome do cólon irritável( pode estar com diarréia ou intestino preso), dificuldade para se locomover pela manhã, piora das dores no inverno e também depressão.
Tratamento medicamentoso: Antidepressivos,relaxantes musculares, analgésicos e antiinflamatórios.
Tratamento fisioterapêutico:Esse tratamento auxilia o paciente a assumir o controle da fibromialgia nas suas atividades de vida diária, sendo realizada uma abordagem postural, contribuindo para diminuir a fadiga e a dor. .Exercícios leves e alongamentos,melhoram a flexibilidade e reduzem a tensão muscular .Exercícios de baixa intensidade,que o paciente seja capaz de realizar..Fisioterapia Aquática é a mais indicada nessa síndrome,pois será dirigido o tratamento para o condicionamento geral e alívio da dor.O relaxamento obtido a partir do exercício e o suporte fornecido pela água são capazes de levar a importantes melhoras nos relatos de dor e rigidez. Os principais efeitos terapêuticos da água estão a promoção do relaxamento muscular pela redução da tensão,a diminuição dos espasmos musculares pela temperatura aquecida da água e a redução da sensibilidade à dor.


A indicação é um artigo do ano de 2003,sobre o tratamento da fibromialgia em piscina aquecida.
http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/155.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário