sábado, 30 de maio de 2009

Joelho-Parte 1


Ligamento Cruzado Anterior (LCA):

O LCA é um dos ligamentos mais importantes para manter a estabilidade do joelho, evita primariamente a translação anterior da tíbia em relação ao fêmur.
Esse ligamento comporta-se como uma estrutura viscoelástica, permitindo a dissipação da energia e o ajuste de seu comprimento e a distribuição de carga interna. Isso significa que o LCA normal é capaz de ajustes microscópicos aos estresses internos com o tempo, influenciando dessa forma, na lassidão, estresse e a cinemática da articulação.
Uma lesão nessa estrutura pode acabar com muitas carreiras esportivas, pois podem tornar incapacitantes algumas funções, sendo que na fase aguda é muito dolorosa e na crônica pode surgir derrames artciulares e falseios de repetição que levará a dores frequentes.
Mecânismo de lesão do LCA: O mais comum ocorre quando o pé está fixo no solo e é realizado uma torção do joelho, nde a tíbia irá se mover anteriormente ao fêmur.
Exame Físico: Não esquecer de observar lado contralateral, deve-se realizar uma inspeção( hematoma, marcha,edema,posições antálgicas), palpação( dor,derrame articulares,processo inflamatórios,crepitação ). E só então realizar os testes específicos (Lachman, gaveta anterior).
Também para confirmar a lesão realizar uma ressonância magnética.
A lesão pode ser parcial ou completa, se for completa será necessario a realização de procedimento cirúrgico para reparar.
Tratamento: Reconstrução operatória e Fisioterapia.
A fisioterapia deve iniciar logo no pós-operatório e dura em torno de 6-8 meses, o tempo de recuperação do atleta é diferente do paciente não atleta.
É muito importante respeitar a anatomia do joelho e nunca esquecer das fases de cicatrização pós-cirurgica,realizando todo o tratamento fisioterapêutico com cuidado.
Sugestão de leitura: Artigo da revista Acta Ortopédica Brasileira do ano de 2008. No seguinte link:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522008000200011&lng=pt&nrm=iso


Nenhum comentário:

Postar um comentário