sábado, 6 de junho de 2009

Cãibras Musculares

Conceito: A cãibra muscular afeta a maioria das pessoas em algum momento da vida,pode ser conceituada como sendo uma contração involuntária,dolorosa e localizada de algum grupo muscular ou músculo do corpo humano.Surge normalmente durante ou após a prática esportiva e permanece essa contração por alguns segundos.Essa cãibra pode ser classificada como cãibra fisiológica.

Nas cãibras fortes que deixam os músculos doloridos por um ou mais dias , recomenda-se procurar orientação médica adequada e se os episódios se repetirem com frequência, mesmo sem atividade física, a origem pode ser metabólica, vascular ou neurológica e merece tratamento especializado.
Causas:
  • Durante exercícios prolongados,principalmente quando a temperatura do ambiente está elevada, pois o organismo perde muito líquido. A desidratação predispõe o músculo a sofrer cãimbra muscular, a conexão exata entre esses fatores fatores ainda é desconhecida, sugere-se que é causado devido a perda do glicogênio(atua na contração muscular e é um carboidrato produzido pelo nosso organismo) e deficiencia de cálcio e potássio.
  • Sedentarismo,devido fraqeuza muscular.
  • Durante ou após a prática da atividade física devido a mudanças ocorridas na musculatura resultantes de pequenas rupturas musculares,estado geral de saúde e treinamento.
    Não se sabe exatamente as causas da cãibra, mas qualquer fator que afeta a circulação deve ser considerado. Incluem-se nisso: meias e calçados apertados, acúmulo de ácido lático nos músculos,varizes, frio e infecções.

Prevenção e tratamento:

  • Prevenir com treinamento adequado, fazendo exercicios de aquecimento,alongmento muscular e uso correto de equipamentos.
  • Cuidar da alimentação e ingerir bastante líquido.
  • Interromper a atividade física e se a cãibra for aguda,contrair o músculo que exerce a função oposta aquele afetado. Ex: Se tiver cãibra na panturrilha(triceps sural), puxar o pé para baixo (plantiflexão), e depois voltar a posição normal quando perceber que aliviou a contração invlontária causada pela cãibra. O movimento não deve ser doloroso ou forçado demais, pois pode causae outras lesões musculares.
  • Massagear o local afetado.
  • Recomenda-se também o uso de gelo no músculo afetado, durante aproximadamente 20 minutos, se for uma caíbra muito forte que ocorreu durante a esforço físcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário