quarta-feira, 17 de junho de 2009

Joelho 2 - Sobrecarga Ligamentar


O joelho é possivelmente a articulação que mais sofre no aparelho locomotor nos praticantes de atividade física. Realiza a função de "dobradiça", que regula a altura do tronco em relação ao solo, necessitando para isso de muita mobilidade.
Para preservar a estabilidade do joelho, o mais importante é ter em mente a importância de manter-se a musculatura em boas condições para praticar desportos sem risco de lesões ligamentares.
O significado de musculatura adequada não é hipertrofiada e sim funcional, ou seja, ágil e coordenada, pois uma musculatura fraca e fadigada poderá gerar uma sobrecarga funcional ligamentar, que muitas das vezes supera a sua capacidade mecânica, causando lesão por sobrecarga.
Para isso devemos ficar atentos à falta de resistência muscular localizada, encurtamento muscular, desequilíbrio muscular em relação aos demais grupos musculares, entre outras.
Uma vez esclarecida a causa, o atleta deve realizar o trabalho complementar e tornar os seus estabilizadores dinâmicos novamente adequados, aliviando a sobrecarga nos estabilizadores estáticos.
Cabe lembrar ainda, que medidas preventivas quanto à sobrecarga ligamentar, podem levar a prevenção da degenaração articular precoce.
Tratamento fisioterapêutico para evitar a sobrecarga ou quando ela já esta presente causando quadros dolorosos:
•Ultra-som ou TENS, para controle da dor;
•Alongamentos passivos e ativos, com ênfase em quadríceps;
•Exercícios isotônicos e/ou isométricos.
•Exercícios pliométricos;
•Exercícios que simulem a atividade desportiva;
•Exercícios de propriocepção, para maximizar a proteção articular;
•Crioterapia ao final da sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário