quarta-feira, 10 de junho de 2009

Distensões musculares


As distensões ocorrem em esportes que exigem esforço muscular explosivo por um curto período de tempo, como no basquete e corrida de velocidade ou também quando incluem parada repentina,desaceleração,aceleração rápida e a combinação de aceleração e desaceleração.
As distensões são ocasionadas quando a demanda sobre um músculo excede sua resistência natural,pode haver ruptura das fibras musculares,como em caso de sobrecarga durante tração muscular excêntrica.
Costumam acontecer em músculos que movimentam duas articulações(biarticulares), como os músculos posteriores da coxa, que flexionam o joelho e estendem o quadril.
As distensões podem ainda ser classificadas de acordo com o grau de ruptura: o primeiro e o segundo grau envolvem ruptura de fibras musculares parciais e as de terceiro grau se refere a ruptura completa ou separação.
Sintomas: Dor aguda ou em pontada no momento da lesão e durante a contração do músculo em questão, em ruptura parciais a dor resultante pode inibir a contração muscular e o defeito pode ser palpado durante o exame de palpação, em rupturas completas, os músculos são incapazes de se contrair por questões mecânicas, sensibilidade e edema localizado são frequentes no local afetado,após 24 horas da lesão pode ser observado sinais de equimose,ou seja, sangramento dentro do músculo, podendo também haver espasmos musculares.
Cicatrização: Devido a excessiva distensão do músculo, as fibras musculares e vasos sanguineos se rompem. As extremidades rompidas se retraem, e a área lesada é preenchida por sangue. Inicialmente ocorrerá inflamação e em seguida reabsorção do sangramento.O reparo da lesão muscular envolve dois eventos; a formação de novas fibras musculares e produção de tecido cicatricial simultaneamente.
Os músculos esqueléticos tem grande capacidade de regeneração, mas as novas fibras são mais curtas e irão incorporar o tecido cicatricial, que não é elástico.Áreas com diferentes elasticidades podem se formar nos músculos,aumentando assim o risco de ruptura reincidente.
Tratamento:Logo quando ocorrer a distensão aplicar gelo,elevar o membro lesado,suspender a atividade física.
O fisioterapeuta poder-a realizar diversas condutas que irá variar de acordo com a classificação da distensão e o indivíduo lesado.
Em geral, são empregados aparelhos para combater a inflamação e promover alívio de dores e desconfortos; realizadas bandagens, compressões locais e aplicações de gelo para combater a formação de edemas e hematomas, acelerando-se assim o processo de recuperação; e também são prescritos exercícios terapêuticos específicos, intercalados com repouso.
Os aparelhos de eletrotermoterapia mais utilizados são o Ultra-som (de forma pulsada a 20%, é indicada devido ao aumento da velocidade de cicatrização na fase inflamatória) e o Laser (com frequencia de 3 J, torna-se favorável devido o efeito antiinflamatório que possui)..
A crioterapia ( uso do gelo) é muito eficaz pois torna o ritmo das reações químicas mais lentas e inibe a liberação de histamina ,que é um vasodilatador, aumentando o fluxo sanguíneo local; o espasmo muscular, a dor e o tempo de incapacidade também são minimizados devidos seu efeito na redução do metabolismo celular e na diminuição da condução nervosa pelos nervos periféricos

Sugestão de leitura, um artigo, sobre a proposta de tratamento nas contusões musculares,em que uma grande parte do mesmo se refere a distensão muscular.
http://www.fisionet.com.br/monografias/interna.asp?cod=21

16 comentários:

  1. Tirei minhas duvidas Amei!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Artigo muito esclarecedor, gostei muito parabéns..


    JJ de Souza

    ResponderExcluir
  3. ESTOU COM DISTENÇÃO MELHOR AGORA VOU TRTAR

    ResponderExcluir
  4. Acabei tendo uma distensão com o ballet. Após algumas semanas tratando, a dor sumiu, mas perdi a elasticidade.

    ResponderExcluir
  5. tive uma distensão muscular na virilha, qual o melhor tratamento.

    ResponderExcluir
  6. Gostei Muito O Assunto Está Totalmente Completo!
    Parabénss!

    ResponderExcluir
  7. rafa.el.jj@hotmail.com21 de junho de 2012 às 16:38

    então se acontecer uma vez , as chances de reincidencia sao bem maiores nao é? pelo fato de o tecido cicatricial não ser elastico como o tecido saudavel. Mas tenho uma pergunta, mesmo com alongamentos, o tecido cicatricial não poderá vir a ser elástico?

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por esclarecer minhas dúvidas.Porém, gostaria de saber, pois já houve uma reincidência no meu caso, quanto a lesão e o local(virilha), como continuar a prática do esporte(futebol) com o cuidado de não haver nova lesão, pois, como acabei de ler, o novo tecido é mais flexível ao rompimento?.Por quanto tempo devo ficar sem a pratica do esporte após o acontecido, mesmo sem dor?
    Dese já agradeço a colaboração.
    Cleiton Carvalho

    ResponderExcluir
  9. Este blog escrace bem tudo sobre distensões ,o (@) criado (@) esta de parabéns
    ;-) <3 :-$

    ResponderExcluir
  10. Me ajudou bastante......

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir