terça-feira, 23 de junho de 2009

Amputação

Quando a palavra AMPUTAÇÃO aparece,muitas pessoas imaginam cenas tristes de mutilação,incapacidade, impossibilidade de trabalhar e de continuar com uma vida feliz.
O bom seria considerar esse procedimento como sendo o inicio de uma fase de adaptação e aprendizado em que ocorrerá a perda de um ou mais membros e que é comum levar um tempinho para o paciente amputado se adaptar com sua nova imagem corporal,mas deve-se pensar que na maioria dos casos ela só foi necessária para que pudesse ser salva a vida e boa parte do corpo do paciente.
Atualmente, as causas de amputações são muito diversificadas,mas pode-se dizer que as mais comuns são de origens traumáticas e vasculares
Os tratamentos para esse grupo de pacientes e atletas estão cada vez melhores e é fundamental ser integrado por diversos tipos de profissionais,pois essa reabilitação do paciente serve para estimular e valorizar a capacidade residual da pessoa atingida e assim buscar uma recuperação total.
A fisioterapia principalmente leva em consideração que o mais importante é a pessoa e não o membro amputado, e com isso torna-se imprescindível uma abordagem global do paciente, de forma a assegurar o máximo de suas potencialidades físicas.
O tratamento Fisioterapeutico depende do nível de amputação,aqui nesse blog, será informado de maneira global, mas as amputações mais comuns são em membros inferiores devido aos acidentes de carro e moto e também a diabete Melittus.

Objetivos da fisioterapia:
- Cicatrização e redução do edema.
- Independência, transferências e cuidados pessoais.
- Manter ou aumentar a força muscular.
- Prevenir o desenvolvimento de contraturas articulares no membro residual ou qualquer membro.
- Melhorar aparencia do coto
- Deambulação com muletas, quando possível.
Tratamentos propostos:
-Enfaixamento;
- Dessensibilização (escovinha, algodão etc);
- Posicionamento do coto em extensão;
- Alongar a musculatura encurtada;
- Massagem com percussão;
- Massagem transversa profunda;
- Corrente russa e FES;
- Exercícios passivos, ativo assistido e ativo livre;
- Isometria;
- Exercícios ativo resistido;
- Kabat
-Propriocepção
- Deambulação na paralela;
- Trabalho de apoio de peso em diversas estruturas;
- Trabalho de alongamento e fortalecimentos gerais para os principais grupos musculares do corpo.

A indicação de leitura de hoje na verdade não será um artigo muito menos um texto, mas sim realizar uma visita no site oficial sobre Daniel Dias,melhor atleta paraolímpico mundial, um orgulho para nosso Brasil.
Exemplo de superação e dedicação para todos nós.
http://www.danieldias.esp.br/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário