segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Joelho parte 3- Ligamento Cruzado Posterior (LCP)

Considerado a estrutura ligamentar mais resistente do joelho, sua origem é na face lateral do côndilo femoral mediale sua inserção é na área intercondilar posterior da tíbia. Suas funções são de resistir forças posteriores de gaveta,resistir a hiperextensão, limitar o movimento de rotação interna e a hiperflexão, além de prevenir o varo e o valgo que ocorrem nessa região.
A lesão do LCP é menos comum do que do LCA, e está relacionada a trauma direto com um grau de energia elevado e não muito em relação aos entorses. O mecanismo mais comum de lesão é o trauma na perna com joelho em flexão, ocasionando posteriorização da tíbia, visualizado principalmente em acidentes automobilísticos devido a batida do membro inferior flexionado no painel do veículo.
Os mecanismos de lesões observados nas práticas esportivas que ocorrem rompimento do LCP estão associados com quedas bruscas sobre o joelho flexionado enquanto o pé está em flexão plantar, outra ruptura isolada de LCP também pode ocorrer quando o joelho do atleta é forçado a se hiperflexionar enquanto o pé está em dorsiflexão, uma hiperextensão repentina e vigorosa também pode lesionar o LCP.
Sinais e sintomas:
Observado no local uma pequena hemartrose e edema,aumento de dor na flexão acima de 90°, isso em estágio agudo da lesão.
Em pacientes com lesões crônicas de LCP ou que não trataram quando houve o rompimento, há frequentemente dor patelofemoral e instabilidade da articulação.
Para diagnosticar o rompimento de LCP existem diversos testes específicos, os mais comuns utilizados são:
•Sinal de depressão posterior: aumento do deslocamento posterior da tíbia quando o joelho está flexionado em 70-90°.
•Teste de gaveta posterior: mostra a translação posterior do platô tibial em relação ao fêmur com o joelho flexionado a 90°.
•Teste ativo de quadríceps: O avaliado fica em decúbito ventral e joelho flexionado a 90°, se houver insuficiência de LCP irá ocorrer à translação da tíbia.

Tratamento de LCP:

O objetivo principal do pós-operatório imediato é proteger o enxerto recém construído das forças de posteriorização da tíbia.
Os princípios importantes a serem considerados são: permitir movimento imediato do joelho e evitar exercícios rigorosos dos ísquiotibiais durante os primeiros cinco a seis meses do período pós-operatório.
Os pacientes são alertados para que evite qualquer tipo de exercício ou atividade que implique na incidência de grandes forças posteriores de cisalhamento na tíbia, por exemplo; andar em planos inclinados descendentes, agachar-se e usar aparelhos para flexão dos ísquiotibiais. Além disso, alertamos que o retorno precoce das atividades físicas no período pós-operatório significa um risco definido de nova lesão.
Devemos permitir o movimento passivo de 0 a 90(graus) imediatamente após a operação.
Os pacientes devem ser incentivados a readquirir a extensão do joelho tão logo seja possível para que seja evitada excessiva formação do tecido cicatricial na incisão intercondilar.
Se a dor e a hemartrose articular estão controladas, e se o tônus do quadríceps está satisfatório, na quarta semana do período pós-operatório o paciente tem permissão para sustentar mais peso e liberar as muletas.
A descarga de peso tem progressão mediante o uso de uma técnica de uma marcha normal, evitando posições travadas do Joelho incentivando a flexão normal durante o ciclo da marcha.
O fortalecimento muscular já ocorre no primeiro dia de fisioterapia, realizando exercícios isométricos leves.
Com a boa evolução do paciente, os exercícios podem ser aumentados de forma gradual. Os alongamentos de ísquiotibiais são iniciados da primeira a quarta semana de pós-operatório.

12 comentários:

  1. ola meu nome é nadré fiz uma cirurgia para corrigir a lesão do ligameto cruzado posterior o medico so vai me liberar para andar depois de um mes hoje faz 16 dias que eu operei ele disse que essa cirurgia não era tão normal quanto a lca por que

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veio, ele que tem que te explicar isso. Seu médico!!! Acredite nele, até pq ele já te operou.

      Excluir
  2. vou fazer cirurgia dos ligamentos cruzados estou muito ancioso !!!
    quanto tempo sentindo dor?

    ResponderExcluir
  3. A fisioterapia tem que ser feita logo após a Cirurgia, ( Diminuir processo inframatório, edemas etc..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fiz essa cirurgia a fisioterapia começou 20 dias depois.depende de cada medico

      Excluir
    2. Realmente depende de cada médico, se ele é bom ou ruim, se for bom indica a fisio ja antes da cirurgia pra ser acompanhado desde o começo, alem de que não precisa ser indicado é o só o paciente ser esclarecido e ele mesmo ir atras

      Excluir
  4. Estava com lcp e lca rompido recente fiz a cirurgia de lcp estou aguardando A recuperação para fazer a de lca mas no segundo dia sem querer coloquei o pé no chão senti um choque e a tala q colocaram estava permitindo q meu joelho dobrasse estou na 3 semana pos operatorio meu joelho dobra quase 90 graus e apoio um pouco o pé com auxílio das muletas no chão mas quase nao sinto dor isso é normal ou minha cirurgia foi por água abaixo?

    ResponderExcluir
  5. olá fiz uma cirurgia de LCP .
    dia 12 de julho vou fazer 2 meses de operado ..
    já comecei a fisioterapia faz umas duas semanas ..
    só que ainda não consigo dobrar minha perna toda..
    a fisioterapeuta me falou que tá com bloqueio e tal..
    mas não me falou quanto tempo vai demorar pra encostar o calcanhar na coxa..
    eu sinto muita dor..não consigo flexionar tatalmente o joelho..
    quanto tempo é para voltar ao normal????

    ResponderExcluir
  6. Eu tb fiz cirurgia do lcp e menisco faz 3 semanas. O medico disse q tenho q ficar com a tala por 6 semanas e sem pisar ni chao com carga zero. So q sem querer pisei umas 3 vezes para nao cair. Sera q pode ter rompido o encherto ou o fixador saiu do lugar.

    ResponderExcluir
  7. eu fiz a LCP em Outubro, ja fazem 3 meses, e ainda sinto muita dificuldade para dobrar a perna, essa cirurgia é muito complexa, vão ser longos meses para dobrar esse joelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem fez 3 meses q fiz o lcp e ainda o joelho ta muito rigido e so dobro 90 grau. Faco fisioterapia exercicios em casa e mesmo assim esta dificil para dobrar naum sei se e normal. E ainda doi bastante qd faco exercicios faco muita forca para dobrar e nada.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir