sexta-feira, 3 de julho de 2009

Capsulite Adesiva (Ombro congelado)

A capsulite adesiva (CAO),popularmente conhecida como Ombro congelado é uma das mais frequentes patologias que acometem a região do ombro, ocorre especificamente na cápsula articular da glenoide(fig. mostra a região citada),levando dessa maneira uma condição severa de limitação de movimentos do ombro acompanhada de dor.
Sua causa ainda é desconhecida,mas se reconhece que qualquer condição que leve a articulação glenoumeral a assumir uma determinada posição por tempo prolongado pode desenvolver retração capsular,incluindo imobilizão decorrente de patologias do membro superior,tórax e coluna cervical.Por isso a CAO é classificada como sendo primária(sem causa aparente) e secundária( decorrente de outras patologias).
Nos exames físicos a dor e as limitações de movimento, são as caracteristicas mais evidentes.
Essa patologia acomete principalmente mulheres entre 40 e 60 anos.
Alguns autores a descrevem de acordo com suas fases de duração que tem relação com sua evoluação.
As fases são as seguintes:
  • Fase Dolorosa (10-36 semanas) : Inicio incidioso e gradual, a dor é o fato clínico mais importante e presente no ombro ao repouco e com alguns movimentos, e inicia-se a inflamação na região da cápsula.
  • Fase de Rigidez(4-12 meses) : Caracteizada pela perda dos movimentos do ombro,principalmente para as amplitudes de movimento ocorrem com rotação,elevaçã e abdução(abertura), do úmero acima de 90°C. Existe a presença da dor, mas com menos intensidade do que na primeira fase.
  • Fase de descongelamento ( 12-42 meses): O paciente percebe melhora espontânea e progressiva da amplitude de movimento.Mas essa evoluação pode levar meses, e podem surgir sequelas da restrição capsular.A dor se manifesta apenas no limite máximo dos movimentos.

Seu tratamento inclui fisioterapia,manipulação sob anestesia,distensão hidráulica da cápsula e até capsulotomia.Tudo irá depender da evolução do paciente e os sintomas apresentados.
Fisioterapia: O paciente é submetido a um programa de reabilitação baseado na mobilização das articulações do complexo do ombro, na busca da restauração dos movimentos globais e de recursos que possam aliviar o quadro álgico e minimizar a perda de massa e força muscular no braço afetado.Os pacientes também são orientados para a execução de exercícios simples em casa, e também durante o atendimento com a presença do fisioterapeuta.

A indicação de leitura sobre o assunto é um artigo multidisciplinar sobre o tratamento da CAO, em que mostra o ponto de vista de alguns profissionais da saúde e principalmente do fisioterapeuta que faz um relato sobre as técnicas utilizadas para aliviar a dor e melhorar a amplitude de movimento dos pacientes.É um artigo antigo da Revista Brasileira de Ortopedia que tem como um dos autores Cesar Valenzuela Neto, vale a pena dar uma conferida: http://www.rbo.org.br/pdf/1993_set_17.pdf

15 comentários:

  1. Eu apresentei ombro congelado no final de abril de 2009 e comecei o tratamento de terapia ocupacional, as dores graças a Deus já foi embora e alguns movimentos também,só não consigo ainda tirar o sutiá, mais acredito que em breve conseguirei.

    ResponderExcluir
  2. eu fiz 2 cirurgias no ombro E. a 1ª por instabilidade e a 2ª por Capsulite adesiva....está última faz 6 meses e voltou ops movimentos 80 %...Será que ainda volta mais? o médico disse que pode evoluir em até 1 ano...mas mesmo com cirurgia a recuperação é tão demorada? obrigado

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho entrado em muitos blogs e lido os comentários sobre a CA e fiquei preocupada.
    Primeiro, porque eu nao podia imaginar que apos ter o problema no ombro direito pudesse ter no esquerdo, o que estah acontecendo e vejo que está sendo até comum. Tenho medo, mas vou perguntar: Posso voltar a ter no direito?

    ResponderExcluir
  4. opa..respodendo ao comentario de outubro,mesm com cirurgia a recuperação é lenta sim, pois não se sabe ao certo o motivo que levou a capsulite adesiva aparecer em muitos casos,o tratamento é lento pois dessa maneira é mais seguro não ter uma reincidiva e o ombro será muito bem tratrato, pois esse tratamento é feito por etapas, inicialmente é feito a mobilização dessa escápula aderida e em seguida relizado alongamentos capsulares e ai sim parte para o fortalecimento e alta da fisio.

    ResponderExcluir
  5. Agora respondendo ao dia 25 d dezembro,acontece muitas vezes da capsulite ser bilateral, quando aparece em um lado surge no outro também, não se sabe o motivo ainda disso, mas os casos que já tratei desse tipo de problema ortopédico, foram unilaterais e não surgiram no lado contrario. Mas pelas pesquisas realizadas em grandes grupos, é mais comum mulheres terem capsulite do que homens e é bilateral. Mas ja digo q nem sempre isso acontece.

    ResponderExcluir
  6. Sou Professor de Educação fisica e tenho um cliente que malha a algum tempo e apareceu com o diagnostico de CAO. e se nega a fazer fisioterapia.
    Primeira duvida: a musculação pode ter causado esse problema mesmo sendo idiopático? Ou pode ter agravado pelo diagnóstico tradio?
    E duvida 2: Ja que o individuo se nega afazer a fisioterapia, posso sugerir os exercicios acima? com q frequencia e volume ?

    Obrigado

    Pedro Telles

    ResponderExcluir
  7. Ola professor....
    acredito que se vc incluir alguns desses exercicios acima irá ajudar sim no problema do seu aluno. Quanto maior a imobilidade pior a melhora. Não vejo relação entre musculação e capsulite, mto pelo contrário, provavelmente a CA dele deve estar relacionada com sistema nervoso,pois isso tb gera a retração escapular. Mas indico exercicios que mexam aos poucos...com pouco peso, ou sem peso até, para ombro e escapula.
    O numero de repetições vai de acordo com o aluno e sua dor ou retração..indico inicialmente tentar 5 repetições e depois vai aumentando sem aumentar o peso.

    ResponderExcluir
  8. Estou sofrendo de CAO, gostaria de saber se existe fundamento, na corrente que acredita que fatores emocionais o acarretam e se a terapia pode ser um tratamento auxiliar para acelerar a cura??

    ResponderExcluir
  9. Dr josiane gostaria de saber porque piorou minhas dores no ombro com o ultra som e o choque .tenho capsulite adesiva a oito mesês.

    ResponderExcluir
  10. respondendo as ultimas duas perguntas:
    Existe na literatura muitos relatos de que a CAO pode ser piorada devido a fatores emocionais....e pode voltar a aparecer por esse motivo tb.

    2ª pergunta: A CAO varia para cada pessoa o tmepo de permanencia de seus sintomas e sua duração de tratamento....ainda não se sabe totalmente pq ela surge, além de pós fraturas, traumas e fatores emocionais, por isso o tratamento tb pode variar. Normalmente o indicado para amenizar o quadro são alongamentos e fortalecimento associados com a eletrotermofototerapia, que seria o US e TENS.... não posso dizer com certeza pq não esta melhorando o seu quadro pois nao conhece o seu caso clinica corretamente..

    ResponderExcluir
  11. Estou com Capsulite Adesiva no Ombro Esquerdo,faz 4 meses, agora estou com dores no direito pode ser CA??
    O que faço pra prevenir CA???
    Sou professora e preciso dos meus braços.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Tive tendinite (diagnosticada em 01 setembro/2009) após ter dormido com o braço completamente estirado para debaixo da cama.Só fui tratar dois meses depois(em setembro). A fisioterapia não foi bem encaminhada,pois me recomendaram não fazer exercícios, nem mesmo correr....em outubro como não passava a dor fiz uma infiltração.Em novembro tive que carregar peso e senti que piorei muito.Em dezembro , voltando para a minha ortopedista de anos atrás, diagnosticamos bursite.Apesar de ter ido pra fisio de novo, mais uma vez na fisio me recomendaram evitar nadar, carregar bolsa, segurar minha filha no colo e tarefas diversas do dia-a-dia.Em janeiro foi diagnosticada CA ombro direito,comprovada por ressonancia. Desde março faço uma fisio bem orientada,mas já não tenho muita expectativa com a melhora com o tratamento que vem sendo feito-pq me toma tempo, me ocupa horário de trabalho, apesar de ter passado de um quadro de nem conseguir pentear cabelo ou vestir a roupa, para um quadro de quase total liberdade de movimentos, excetuando que não consigo levar o braço em rotação externa total de modo a deixá-lo encostado nas costas juntando os dedos com o braço direito q vem por cima-coisa q fazia com total tranquilidade- sou muito flexível.Tive perdas familiares neste período de 1 ano, uma sobrecarga emocional e afetiva muito grande- que percebi que afetou, mas agora estou bem zen, mas não vejo a recuperação total.Pergunto: se eu fizer os exercicios de fortalecimento(com theraband+ peso + pendulo-> que me aliviam bastante, e deixasse de lado a manipulação(que é o q me mantém dependente da fisio, seria o suficiente para alcançar a cura?

    ResponderExcluir
  13. Ola... no seu caso é necessário realizar a fisioterapia com manipulação.
    Deve-se levar em conta que com a idade e também tudo que vc me relatou faz com que até mesmo a fisio acabe se tornando limitada e que a cura 11% nem sempre é alcançada,mas de qualquer maneira pelo que percebi, tivesse muitas melhoras ja no seu quadro clinico e com certeza se o seu fisio e o médico estarem de acordo que vc deve continuar a fisio é pq ainda deve ter alguns objetivos que os mesmo estão querendo alcançar e sabem que é possível. Por isso, não desista ainda da fisio pois com ela pelo menos o seu ritmo de movimentos da região do ombro e escapula se mantem em harmonia e bom funcionamento. A parte de flexibilidade tb com a idade e dependendo do tipo e patologias e traumas no local fica afetada e dessa forma vc deve sentir alguma diferença.

    ResponderExcluir
  14. oi!sou estudante de fisioterapia e gostaria de obter sua ajuda com alguns artigos referentes a procedimentos realizados em pacientes acometidos por capsulite adesiva area que gostaria de me especializar obrigado.

    Att.Zeneide

    ResponderExcluir
  15. ola sou a maria luiza eu sofri um acidenti de moto e ropeu 2,tendoen do obro direito e tive demora na cirurgia,e me deu a capisulite faz 6,mesez de cirurgia e 4 de fiseuterapia por favor gostaria de uma resposta verdadeira tem cura esta capisulite e tem algum perigo,e se tiver quau seria o perigo me responda por favor porque eu ja estou perdida e não sei mas oque faser obrigadu se eu for atendida: ass maria luiza ..

    ResponderExcluir