- Saber quais são as lesões mais frequentes em determinada prática esportiva.
- Conhecer e identificar o mecânismo de lesão(contato direto,uso excessivo,forças de tração).
- O nível de competição de cada atleta ou grupo de atletas(amador,profissional,escolar,olímpico e até mesmo de finais de semana).
- Faixa etária do grupo avaliado.
- Analisar o ambiente em que são realizados os treinos.
O fisioterapeuta que trabalha com esportistas,não deve esquecer que o preparo físico do atleta não é tudo que deve ser avaliado, mas saber também que a ansiedade e distúrbios psicológicos também são fatores predisponentes a lesões. O índice de ansiedade do atleta e o tempo para retorno aos treinos ou jogos, deve ser considerado dentro de um programa de reabilitação esportiva. Sabe-se que a maioria das lesões durante a prática esportiva ocorrem como resposta a uma composição inadequada de forças, de modo que é essencial o fisioterapeuta conhecer biomecânica profundamente para tratar e prevenir as lesões.Podemos citar como medidas preventivas então os seguintes itens:
- Preparo adequado físico e mental.
- Uso de sapatos adequados.
- Conhecimento acerca dos fatores climáticos( tipos de lesão no frio e calor).
- Proteção das áreas mais suscetíveis.
- Biotipo coerente com o esporte praticado.
- Repouso adequado.
- Pratica de atividades compensatórias.
Quando a prevenção primária não foi possível, estabelece-se a necessidade de pensar no nível secundário,para evitar o surgimento de complicações que podem aumentar o tempo de afastamento do atleta. Os aspectos mais importantes nessa etapa da reabilitação aparecem de acordo com o tipo de lesão, mas podemos dizer que os mais comuns são:
- Controle de dor(analgesia).
- Minimizar o processo inflamatório.
- Restaurar a amplitude de movimento.
- Melhorar força muscular e resistência.
- Treinos proprioceptivos ( padrões adequados de acordo com o esporte praticado).
- Evitar compensações posturais, pois estas, poem favorecer a ocorrência de novas lesões quando o atleta retornar as atividades normais.
- Evitar o surgimento de lesões recidivantes.
Essas são algumas das funções do fisioterapeuta que atua na área esportiva.
A indicação de leitura esta relacionada com uma pesquisa, que caracteriza a postura de crianças praticantes de ginástica olímpica, realizada em 2007 e publicada na revista brasileira de fisioterapia. http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v11n3/a07v11n3.pdf
Adorei o que você escreveu a respeito da Fisio Esportiva. Seu blog me ajudou muito. Parabéns!! Sou estudante de Fisioterapia. Abraços Maiza.
ResponderExcluirQue bom que gostasse Maiza, fico muito feliz com seu comentário
ResponderExcluirparábens pelo o que escreveu!gostei muito,eu to terminando o colégial e pretendo seguir a carreira de fisioterapeuta esportiva(talvez por que eu amo esporte).bjuss
ResponderExcluirfoii muito útil obrigado. Texto bem objetivo, adorei.
ResponderExcluirAdorei tbm , tô fazendo Faculdade de Fisioterapia e eo tinha q fazer um trabalho sobre Fisioterapia Esportiva, e isso me ajudou mt ;D
ResponderExcluirCuidado para não confundir o trabalho do fisioterapeuta com o do profissional de educação física! Deve ficar claro no texto a necessidade de uma equipe multi profissional para que os atletas tenham realmente um acompanhamento adequado com cada profissional desenvolvendo o que é sua área de intervenção.
ResponderExcluirBoa tarde, alguém poderia, se possível, encamnhar artigos recentes q relacionem pubeíte e lesão de adutor? Caso alguém posso encaminhar ficarei agradecido.. é para o meu tcc... agradeço
ResponderExcluirdougkblo@yahoo.com.br