quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dor lombar na posição sentada

Então....um assunto muito comentado atualmente é relacionado as posições adotadas durante o nosso cotidiano. Achei interessante, descrever um pouco sobre essa posição muito usada por todos nós e tem relação com a dor lombar.


O ato de se sentar faz com que os membros inferiores repousem,por isso a sensação de alivio quando se esta cansado, dessa maneira o peso do tronco é transmitido para a região lombar, ocasionando na porção posterior a pressão nos discos intervertebrais e os ligamentos tornam-se tensionados. Com isso observa-se conseqüências maléficas para a coluna lombar, pois altera a posição da mesma, tornando-a retificada promovendo uma deformação continua do disco intervertebral, na parte anterior encontra-se esmagado e essa compressão desencadeia os efeitos nocivos, levando a dor (VIEL e ESNAULT, 2000).

Para aliviar os sintomas ou prevenir a progressão da dor deve-se de prefêrencia:
  • Utilizar cadeiras ajustaveis.
  • Iluminação local adequada no caso de estar trabalhando ou em casa utilizando computador ou lendo.
  • Apoio firme para os pés contra o solo é importantissimo para um melhor controle postural.
  • Exercícios de relaxamento no posto de trabalho ( no caso de empresas).
  • Procurar ter uma vida menos sedentaria e se exercitar mais.
  • Melhorar principalmente a força da região abdominal.
Por hoje é isso, apenas um breve relato sobre a posição sentada.

Indico para leitura o livro: Lombalgias e cervicalgias da posição sentada de Éric Viel e Michèle Esnault da editora Manole.



Um comentário:

  1. Bah.. quando abri a página, estava sentada exatamente da mesma forma que a figura que ilustra a matéria. Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir