terça-feira, 30 de março de 2010

Fratura de Escafóide (boxeador)


O osso escafóide está localizado na primeira fileira dos ossos da mão, sendo ele o mais fraturado dessa  região.
O mecanismo de fratura é a queda sobre a mão com o punho em extensão.
Nas atividades esportivas é muito comum os boxeadores serem instruidos a golpear com o segundo e o terceiro metacarpo, sendo a força transmitida através do capitato, escafóide e semilunar para o antebraço.A posição do escafóide ligando a fileira carpal proximal á distal,torna-se o mais comum para lesionar.
No boxe, muitas vezes, o atleta não percebe a fratura inicialmente deixando de procurar o atendimento médico, podendo dessa força, levar a um retardo de consolidação ou a pseudo-artrose.
As fraturas do terço proximal do escafóide tem maior indice de complicações, como a não-consolidação pelo tipo de aporte sanguineo desse osso, que é predominantemente no sentido distal para proximal, tendo por isso, como principal complicação a necrose avascular.
Os sintomas iniciais incluem dor à palpação e movimentação de punho do lado radial e dor à manobra de pistonagem do polegar. E em alguns casos edema pode ser encontrado também.  
Alguns autores dividiram as fraturas em estáveis e instáveis. 
As fraturas sem desvio ou esáveis comumente são tratadas com imobilização antebraquial ou axilo-palmar, ambas incluindo o polegar de acordo com suas caracteristicas.
As fraturas com desvio são aquelas com afastamento maior que 1 mm, associação a anormalidades carpais, devem ser tratadas com redução e fixação interna com fios Kischner ou parafusos. 
Tratamento fisioterapêutico:
A fisioterapia conta com muitas técnicas e aparelhos para atingir os objetivos, como:
Analgesia, fortalecimento muscular, manutenção ou ganho da amplitude de movimento de uma articulação.

- Movimentos Ativos e passivos e alongamentos.











    

7 comentários:

  1. a pessoa volta suas atividade normal?

    ResponderExcluir
  2. e posivel a retirada do escafoide pois ja operei treis vezes e nao adiantou

    ResponderExcluir
  3. da pra continuar se masturbar normalmente?

    ResponderExcluir
  4. Não é atoa que a fisioterapia não vai pra frente mesmo... Seus burros, a fratura do boxeador é no quinto metacarpo, geralmente causadas por soco em superficies duras, tais como uma parede ou uma face. Taí a origem do nome da fratura.... Fisioterapeutas como vc sujam o nome dessa classe de profissionais..

    ResponderExcluir