sábado, 19 de setembro de 2009

Erros de datas....

A penultima postagem que fiz foi realizada no dia 10 de setembro, hoje atualizei o blog descrevendo um pouco sobre o método Pilates e não sei por que ficou abaixo da postagem do dia 10 de setembro, então o post atual é o do dia 9 de setembro e não dia 10...
Não entendo nada de internet e configurações ai por isso achei masi fácil deixar um recadinho corrigindo mesmo.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Testes para LCA

Em uma postagem antiga, comentei sobre o Ligamento Cruzado Anterior(LCA), achei esse videozinho no Youtube, sobre testes ortopédicos,bem didatico e legalzinho.
Esse em especial, trata dos testes utilizados para detectar lesão de LCA.
obs: video com som.

Indico também a leitura sobre outros testes ortopédicos para membros inferiores, disponíveis no seguinte site: http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/traumato/testes_membro_inferior.htm

Ali tem um resumão de testes para quadril, joelho e tornozelo.....

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Método Pilates

O método pilates foi criado pelo alemão Joseph H. Pilates, que dedicou-se durante toda sua vida a melhorar sua condição física, praticando mergulho,esqui,ginástica e boxe.
Autodidata, apronfundou seus conhecimentos em fisiologia e anatomia humano, até que após muitos anos de vida, inspirado na Primeira Guerra Mundial, desenvolveu exercícios para manter a si e aos companheiros saudáveis, usou os materias hospitalares para fortalecer os doentes que ainda permaneciam acamados, quando iniciou o desenvolvimento dos primeiros aparelhos conhecidos ainda nos dias de hoje.

Príncipios utilizados no Pilates:

Concentração,Centralização,Fluidez,Respiração,Precisão, Controle e Relaxamento.

Cada exercício do Método Pilates foi designado para incluir todos esses princípios, que são incorporados aos poucos.
Esse método busca desenvolver através de seus princípios, o equilibrío musculo-esquelético, respiração apropriada e o alinhamento postural.
Os exercícios combinam o controle da musculatura abdominal com a concentração.

Benefícios Principais:
  • Estimula e auxilia na circulação.
  • Melhora o condicionamento físico geral.
  • Definição muscular mais rapida.
  • Melhora da flexibilidade e amplitude muscular.
  • Melhora da consciência corporal e a coordenação motora.
  • Reduz ansiedade e estresse.
  • Diminuição de dores músculo-esqueléticas.

Devido a esses benefícios ajuda a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão proporcionando também redução de dores crônicas.
Este método tem sido utilizado com sucesso em reabilitação de complicações de cirurgias ortopédicas, hérnias de discos,lombociatalgia,período gestacional e pós-parto.

domingo, 6 de setembro de 2009

Coluna Lombar

A coluna lombar,pode ser local de dor para diversas condições de saúde,desde as mais simples de serem tratadas e curadas como também muito graves.
Esse tipo de dor acomete até 80% da população adulta e ja é considerado um das principais causas de incapacidade física em indivíduos com menos de 45 anos.
A dor lombar pode surgir de estruturas locais e distais, a AHCPR classificou essa dor em três categorias.
Condições espinais Graves: A partir da história e do exame físico, incluem tumor espinal,infecção, síndrome da caude equina e fraturas. A gravidade desses achados, mostram a necessidade de investigação adicional. Felizmente, essas causas secundárias que geram dores lombares são menos fequentes que as próximas categorias.
Ciática: Sintomas nos membros inferiores e região lombar sugerem comprometimento de raiz nervosa. A mais comum é o comprometimento do ciático, os sintomas normalmente são reduzidos com fisioterapia convencional,ou seja, intervenção conservadora.
Síndromes não-específicas na lombar: Incluem a maiora das dores nessa região, são aqueles pacientes com queixas primárias de dores nas costas que não sugerem comprometimento de raiz nervosa e muito menos condições graves.
Aqui, incluem-se as causa mecânicas de geram dor, como má postura e carregar peso de maneira incorreta, essa categoria responde bem ao tratamento fisioterapeutico após identificado o fator desencadiante da dor lombar ( disfunções das estruturas musculo-esqueléticas, ligamentares e disco) paciente bem informado sobre os cuidados que deverá seguir.

Avaliação geral:
Idade do paciente e sua ocupação,identicar mecânismo de lesão, inicio dos sintomas,tarefas e posições que agravam a dor, localizar a dor e o tipo da mesma.

Exame Fisico:
O exame da coluna lombar deve investigar o sistema neuromuscular,vascular e ortopédicos da região do quadril, membros inferiores e região torácica.
Palpação, reflexos e testes manuais de força e específicos são importantissimos para identificar o fator da dor lombar na maioria das vezes, pois muitos pacientes procuram o fisiorepeuta com diagnóstico clínico inconclusivo.
Lembrar que a muitas pessoas com dor lombar estática possuem hiperlordose (aumento da curvatura normal da coluna lombar).
Exemplos de posturas hiperlordóticas que podem provocar dor:
gravidez,dormir de barriga para baixo,usar calçados com saltos altos (projeta o corpo para frente e obriga a postura hiperlordótica para reequilibrá-lo) e sentar-se em cadeiras sem encosto adequado.

Indicação de leitura: Artigo :INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE ESTABILIZAÇÃO CENTRAL SOBRE A DOR E ESTABILIDADE LOMBAR Revista Fisioterapia em Movimento, de 2008, muitissimo interessante a intervenção fisioterapêutica aplicada nesse tratamento..