quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Prótese de Quadril

As principais indicações hoje para o uso da prótese são:
Quadro álgico intenso com limitação funcional significante e quadro artrítico avançado de quadril, normalmente pacientes com idades entre 60 e 75 anos, mas com o avanço e melhora das técnicas e materiais utilizados na protetização, a longevidade esperada para a prótese tem aumentando, possibilitando algumas cirurgias em pacientes um pouco mais jovens, deixando de ser contra-indicada.
O procedimento cirúrgico atual mais utilizado envolve aproximação anterior ou posterior da articulação do quadril. Essa cirurgia de substituição articular tem diferentes indicações e preferências dependendo do tipo de prótese que será utilizada.

Tipos de próteses mais comuns:
  • Prótese cimentada: Utilize-se cimento ósseo para fixar o componente acetabular na pelve e a parte femoral no fêmur. A mais utilizada é a prótese de Charnley. O acetábulo é feito com polietileno de alta densidade e a parte femoral é de liga metálica cobalto-cromo-titânio. Normalmente usamos esta prótese em pacientes mais idosos.
  • A prótese não-cimentada, que é mais indicada para pessoas jovens com qualidade óssea ainda boa, é a que fixamos suas partes (acetábulo e componente femoral) diretamente na superfície óssea, sem a utilização de cimento.
  • Hibrida é formada por um componente acetabular não cimentado, e um componente femural cimentado, ambos colocados com suas respectivas técnicas cirúrgicas.

Tratamento pós-operatório e cuidados:

O PO consiste basicamente na prevenção de complicações a partir da cirurgia e inicialização do programa de reabilitação.
O principal risco do PO é a tromboembolia e trombose profunda, para isso ser evitado inicia-se de imediato o tratamento profilático prescrito pelo cirurgião com medicamentos e a mobilização precoce.
A reabilitação é inicia com a educação da postura do paciente, para evitar um deslocamento indevido da prótese, essas posturas e posições irão variar de acordo com aproximação cirúrgica realizada. Se ela foi feita mais posteriormente, deve se tomar cuidado com os movimentos de flexão, adução e rotação interna, enquanto se for feita anteriormente o quadril ficará instável nos movimentos de extensão, abdução e rotação externa, por isso a importância de uma boa avaliação antes de iniciar as mobilizações.
O paciente é encorajado a sentar-se em uma cadeira desde o primeiro dia para realizar as trocas de decúbito, com atenção especial ao decúbito lateral, sobre o membro não afetado.
Podem ser realizados exercícios envolvendo a articulação do tornozelo e a contração isométrica do músculo quadríceps.
A alta hospitalar acontece entre o 4 e 7 dia de PO, após esse período a reabilitação continua em ambiente domiciliar ou clinica para restaurar ADM, restituir o ortastismo e marcha.
Pacientes submetidos a esse tipo de procedimento cirúrgico passam por um longo período de limitação de ADM e dor que acabam comprometendo a função muscular de toda extremidade do membro inferior, por isso a fisioterapia tem um papel muito importante durante esse período e também é fundamental que seja realizada dentro das limitações de cada paciente, seguindo os cuidados de acordo com o tipo de cirurgia. (já foram citados alguns).
Não esquecer jamais de verificar o tipo de prótese utilizada, pois dependendo qual utilizada a descarga de peso ocorre mais cedo do que a outra no membro operado.

14 comentários:

  1. SE UM PACIENTE TIVER SUA ARTICULAÇÃO DO TORNOZELO COMPROMETIDA POR CAUSA DA RETIRADA DE UM SARCOMA , ESSA ARTICULAÇÃO É SUBSTITUIDA? EU ACHEI ISSO MARAVILHOSO POIS VOU FAZER UMA CIRURGIA E TALVES PRECISE DE UMA. UM ABÇ E SORTE A VCS.

    ResponderExcluir
  2. Se o paciente tiver artrose, qual o tempo estimado de recuperação e qual a idade ideal para esse tipo de cirurgia. Agradeço e espero a resposta, vou deixar meu email para que possam me responder.

    lfabisp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Se o paciente tiver necrose qual o tempo estimulado de recuperação. tenho 28 anos e a prótese que eu vou colocar é metal metal, vou deixar meu email para que possam me responder.

    daividsondls@gmail.com obrigado que Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da matéria. Gostaria que fizessem uma máteria falando sobre a prótese de quadril, para quem tem luxação congênita bilateral ou unilateral do quadril, (que o meu caso bilateral) Vou colocar prótese só que eu não acho nada sobre isso, qual tipo de prótese, quanto tempo é a recuperação p/ esse tipo de caso, se a pessoa vai andar normal etc...
    se vocês puder me responder.... vou deixar meu e-mail

    elianevieira20@yahoo.com.br
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. que bosta naum tem nada que procuro...

    ResponderExcluir
  6. Tenho duas proteses total de quadril!!
    coloquei a ultima faz 10 dias; mas o problema é que minha bacia está torcida!! gostaria de saber se vai voltar ao normal sozinha ou depende de exercicios.
    grato

    ResponderExcluir
  7. postei comentario sobre bacia torta meu email é
    csirnei@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Acredito que este Blog possa me ajudar de alguma forma, pois tenho desgaste no fêmur. Acho o blog muito interessante e esclarecedor. Tudo de bom!
    Eufrosina

    ResponderExcluir
  9. eu preciso colocar duas protese total no quadril. eu queria saber quanto custa essa cirugia

    ResponderExcluir
  10. tenho 28 anos.
    estou com a cartilagem rompida,eu preciso colocar protese de quadril? qual? e depois poderei voltar a jogar futebol?
    aguardo resp.

    edsonlagarto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. andreia tenho 30 anos e vou me sbmeter a protese de quadril ,estou com medo .Mas o meu médico me disse que se eu não fizer agora vou ter que fazer mais pra frente ,vou poder ir ao vaso sanitári normal?

    ResponderExcluir
  12. Ola Andréia.... então... se realmente é necessario fazer a cirurgia, faça mesmo. Pois no futuro pode ser mais dificil a reabilitação pós-cirurgica dependendo o problema que vc tiver na articulação.
    Sobre o vaso sanitário...geralmente pode ser utilizado o comum sim.. oque deve ser observado na verdade....... é se o vaso saninario ao sentar, forme um angulo de 90° aproximadamente do quadril e o joelho e seus pés devem estar apoiadinhos no chão para vc não estar fazendo nenhum tipo de comepnsação com o quadril ou com as pernas ao se levantar da vaso.... resumindo, ....vc nao pode usar um vaso que seja baixinho demais...isso vai acontecer com as cadeiras e sofás também...pelo menos durante um tempo esse cuidado é primordial...mas geralmente pode-se sim usar o vaso sanitario comum.

    ResponderExcluir
  13. Ola pessoal!Preciso fazer 10 sessoes de fisioterapia,pois o medico disse que estou com desgaste no joelho,gostaria de saber se voces tem uma noçao de quanto custa cada sessao?Estou muito preocupada,pois tenho apenas 24 anos e todo mundo fala que sou muito nova pra ter esse tipo de problema...abraços

    ResponderExcluir
  14. Que cuidados específicos deve ter um pessoa com prótese cimentada, não cimentada e híbrida?
    Há cuidados específicos para esses diferentes tipos de próteses, mas não encontro nada que os explique.

    ResponderExcluir