segunda-feira, 29 de junho de 2009

Osteoporose


A osteoporose é um distúrbio osteometabólico que tem como principal característica a diminuição da densidade mineral óssea, que é irreversível e diminui a qualidade dos ossos.Mais comuns em mulheres a partir das 50 anos e homens após os 70 anos de idade.
Incluem-se como fatores de risco: Baixo índice de massa corpórea, tabagismo ,alcoolismo, sedentarismo ,imobilização prolongada,baixa ingestão de cálcio, menopausa , uso prolongado de corticóides ,fatores ambientais domésticos , problemas de equilíbrio e fraturas.
Sinais e sintomas: A osteoporose é assintomática, de processo lento e progressivo, devido seu caráter silencioso, acaba sendo diagnosticada apenas após a ocorrência de fratura óssea, principalmente na região do punho, quadril e vértebras.
Após a ocorrência dessas fraturas ósseas é que irão surgir dor devido esse distúrbio .As fraturas encontradas, geralmente são no colo de fêmur, vértebras e punho.
Diagnóstico:O diagnóstico precoce e mais comum pode ser realizado com um exame de densitometria óssea,hoje é muito realizado como medida preventiva.
Tratamento fisioterapêutico:
O fisioterapeuta atua na prevenção de complicações com um programa que objetiva:
  • aumento da flexibilidade, alongamento muscular, melhorar ou manter o equilíbrio;
  • condicionamento físico e fortalecimento muscular para evitar quedas que possam resultar em fraturas;
  • diminuição da dor quando a mesma estiver presente;
  • O uso de sapatos adequados deve ser indicado pelo fisioterapeuta, com palminhas macias e leves e de preferência solas antiderrapantes.
  • É papel também do fisioterapeuta educar a família e o paciente sobre os cuidados que se deve ter para prevenir quedas.

A fisioterapia aquática é a mais indicada para esses pacientes, pois pode ser realizada de maneira lúdica, em grupo ou individual e por ter baixo impacto devido as propriedades da água atuando nas articulações e também diminui o risco de fraturas durante a execução dos exercícios e alongamentos indicados.

Osteoporose e atividade física: Quando uma mulher treina intensamente, que tem sua gordura corporal reduzida drasticamente até um ponto em que seu ciclo menstrual acaba cessando a parada da menstruação pode retirar o efeito protetor do hormônio estrogênio sobre o osso e tornar esta mulher jovem mais vulnerável à perda de cálcio. Somando-se a isso uma nutrição inadequada, o problema é acentuado, com isso a atividade física não é mais benéfica e o risco de lesões músculo-esqueléticas aumentará durante o exercício.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Amputação

Quando a palavra AMPUTAÇÃO aparece,muitas pessoas imaginam cenas tristes de mutilação,incapacidade, impossibilidade de trabalhar e de continuar com uma vida feliz.
O bom seria considerar esse procedimento como sendo o inicio de uma fase de adaptação e aprendizado em que ocorrerá a perda de um ou mais membros e que é comum levar um tempinho para o paciente amputado se adaptar com sua nova imagem corporal,mas deve-se pensar que na maioria dos casos ela só foi necessária para que pudesse ser salva a vida e boa parte do corpo do paciente.
Atualmente, as causas de amputações são muito diversificadas,mas pode-se dizer que as mais comuns são de origens traumáticas e vasculares
Os tratamentos para esse grupo de pacientes e atletas estão cada vez melhores e é fundamental ser integrado por diversos tipos de profissionais,pois essa reabilitação do paciente serve para estimular e valorizar a capacidade residual da pessoa atingida e assim buscar uma recuperação total.
A fisioterapia principalmente leva em consideração que o mais importante é a pessoa e não o membro amputado, e com isso torna-se imprescindível uma abordagem global do paciente, de forma a assegurar o máximo de suas potencialidades físicas.
O tratamento Fisioterapeutico depende do nível de amputação,aqui nesse blog, será informado de maneira global, mas as amputações mais comuns são em membros inferiores devido aos acidentes de carro e moto e também a diabete Melittus.

Objetivos da fisioterapia:
- Cicatrização e redução do edema.
- Independência, transferências e cuidados pessoais.
- Manter ou aumentar a força muscular.
- Prevenir o desenvolvimento de contraturas articulares no membro residual ou qualquer membro.
- Melhorar aparencia do coto
- Deambulação com muletas, quando possível.
Tratamentos propostos:
-Enfaixamento;
- Dessensibilização (escovinha, algodão etc);
- Posicionamento do coto em extensão;
- Alongar a musculatura encurtada;
- Massagem com percussão;
- Massagem transversa profunda;
- Corrente russa e FES;
- Exercícios passivos, ativo assistido e ativo livre;
- Isometria;
- Exercícios ativo resistido;
- Kabat
-Propriocepção
- Deambulação na paralela;
- Trabalho de apoio de peso em diversas estruturas;
- Trabalho de alongamento e fortalecimentos gerais para os principais grupos musculares do corpo.

A indicação de leitura de hoje na verdade não será um artigo muito menos um texto, mas sim realizar uma visita no site oficial sobre Daniel Dias,melhor atleta paraolímpico mundial, um orgulho para nosso Brasil.
Exemplo de superação e dedicação para todos nós.
http://www.danieldias.esp.br/index.htm

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Joelho 2 - Sobrecarga Ligamentar


O joelho é possivelmente a articulação que mais sofre no aparelho locomotor nos praticantes de atividade física. Realiza a função de "dobradiça", que regula a altura do tronco em relação ao solo, necessitando para isso de muita mobilidade.
Para preservar a estabilidade do joelho, o mais importante é ter em mente a importância de manter-se a musculatura em boas condições para praticar desportos sem risco de lesões ligamentares.
O significado de musculatura adequada não é hipertrofiada e sim funcional, ou seja, ágil e coordenada, pois uma musculatura fraca e fadigada poderá gerar uma sobrecarga funcional ligamentar, que muitas das vezes supera a sua capacidade mecânica, causando lesão por sobrecarga.
Para isso devemos ficar atentos à falta de resistência muscular localizada, encurtamento muscular, desequilíbrio muscular em relação aos demais grupos musculares, entre outras.
Uma vez esclarecida a causa, o atleta deve realizar o trabalho complementar e tornar os seus estabilizadores dinâmicos novamente adequados, aliviando a sobrecarga nos estabilizadores estáticos.
Cabe lembrar ainda, que medidas preventivas quanto à sobrecarga ligamentar, podem levar a prevenção da degenaração articular precoce.
Tratamento fisioterapêutico para evitar a sobrecarga ou quando ela já esta presente causando quadros dolorosos:
•Ultra-som ou TENS, para controle da dor;
•Alongamentos passivos e ativos, com ênfase em quadríceps;
•Exercícios isotônicos e/ou isométricos.
•Exercícios pliométricos;
•Exercícios que simulem a atividade desportiva;
•Exercícios de propriocepção, para maximizar a proteção articular;
•Crioterapia ao final da sessão.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Distensões musculares


As distensões ocorrem em esportes que exigem esforço muscular explosivo por um curto período de tempo, como no basquete e corrida de velocidade ou também quando incluem parada repentina,desaceleração,aceleração rápida e a combinação de aceleração e desaceleração.
As distensões são ocasionadas quando a demanda sobre um músculo excede sua resistência natural,pode haver ruptura das fibras musculares,como em caso de sobrecarga durante tração muscular excêntrica.
Costumam acontecer em músculos que movimentam duas articulações(biarticulares), como os músculos posteriores da coxa, que flexionam o joelho e estendem o quadril.
As distensões podem ainda ser classificadas de acordo com o grau de ruptura: o primeiro e o segundo grau envolvem ruptura de fibras musculares parciais e as de terceiro grau se refere a ruptura completa ou separação.
Sintomas: Dor aguda ou em pontada no momento da lesão e durante a contração do músculo em questão, em ruptura parciais a dor resultante pode inibir a contração muscular e o defeito pode ser palpado durante o exame de palpação, em rupturas completas, os músculos são incapazes de se contrair por questões mecânicas, sensibilidade e edema localizado são frequentes no local afetado,após 24 horas da lesão pode ser observado sinais de equimose,ou seja, sangramento dentro do músculo, podendo também haver espasmos musculares.
Cicatrização: Devido a excessiva distensão do músculo, as fibras musculares e vasos sanguineos se rompem. As extremidades rompidas se retraem, e a área lesada é preenchida por sangue. Inicialmente ocorrerá inflamação e em seguida reabsorção do sangramento.O reparo da lesão muscular envolve dois eventos; a formação de novas fibras musculares e produção de tecido cicatricial simultaneamente.
Os músculos esqueléticos tem grande capacidade de regeneração, mas as novas fibras são mais curtas e irão incorporar o tecido cicatricial, que não é elástico.Áreas com diferentes elasticidades podem se formar nos músculos,aumentando assim o risco de ruptura reincidente.
Tratamento:Logo quando ocorrer a distensão aplicar gelo,elevar o membro lesado,suspender a atividade física.
O fisioterapeuta poder-a realizar diversas condutas que irá variar de acordo com a classificação da distensão e o indivíduo lesado.
Em geral, são empregados aparelhos para combater a inflamação e promover alívio de dores e desconfortos; realizadas bandagens, compressões locais e aplicações de gelo para combater a formação de edemas e hematomas, acelerando-se assim o processo de recuperação; e também são prescritos exercícios terapêuticos específicos, intercalados com repouso.
Os aparelhos de eletrotermoterapia mais utilizados são o Ultra-som (de forma pulsada a 20%, é indicada devido ao aumento da velocidade de cicatrização na fase inflamatória) e o Laser (com frequencia de 3 J, torna-se favorável devido o efeito antiinflamatório que possui)..
A crioterapia ( uso do gelo) é muito eficaz pois torna o ritmo das reações químicas mais lentas e inibe a liberação de histamina ,que é um vasodilatador, aumentando o fluxo sanguíneo local; o espasmo muscular, a dor e o tempo de incapacidade também são minimizados devidos seu efeito na redução do metabolismo celular e na diminuição da condução nervosa pelos nervos periféricos

Sugestão de leitura, um artigo, sobre a proposta de tratamento nas contusões musculares,em que uma grande parte do mesmo se refere a distensão muscular.
http://www.fisionet.com.br/monografias/interna.asp?cod=21

sábado, 6 de junho de 2009

Cãibras Musculares

Conceito: A cãibra muscular afeta a maioria das pessoas em algum momento da vida,pode ser conceituada como sendo uma contração involuntária,dolorosa e localizada de algum grupo muscular ou músculo do corpo humano.Surge normalmente durante ou após a prática esportiva e permanece essa contração por alguns segundos.Essa cãibra pode ser classificada como cãibra fisiológica.

Nas cãibras fortes que deixam os músculos doloridos por um ou mais dias , recomenda-se procurar orientação médica adequada e se os episódios se repetirem com frequência, mesmo sem atividade física, a origem pode ser metabólica, vascular ou neurológica e merece tratamento especializado.
Causas:
  • Durante exercícios prolongados,principalmente quando a temperatura do ambiente está elevada, pois o organismo perde muito líquido. A desidratação predispõe o músculo a sofrer cãimbra muscular, a conexão exata entre esses fatores fatores ainda é desconhecida, sugere-se que é causado devido a perda do glicogênio(atua na contração muscular e é um carboidrato produzido pelo nosso organismo) e deficiencia de cálcio e potássio.
  • Sedentarismo,devido fraqeuza muscular.
  • Durante ou após a prática da atividade física devido a mudanças ocorridas na musculatura resultantes de pequenas rupturas musculares,estado geral de saúde e treinamento.
    Não se sabe exatamente as causas da cãibra, mas qualquer fator que afeta a circulação deve ser considerado. Incluem-se nisso: meias e calçados apertados, acúmulo de ácido lático nos músculos,varizes, frio e infecções.

Prevenção e tratamento:

  • Prevenir com treinamento adequado, fazendo exercicios de aquecimento,alongmento muscular e uso correto de equipamentos.
  • Cuidar da alimentação e ingerir bastante líquido.
  • Interromper a atividade física e se a cãibra for aguda,contrair o músculo que exerce a função oposta aquele afetado. Ex: Se tiver cãibra na panturrilha(triceps sural), puxar o pé para baixo (plantiflexão), e depois voltar a posição normal quando perceber que aliviou a contração invlontária causada pela cãibra. O movimento não deve ser doloroso ou forçado demais, pois pode causae outras lesões musculares.
  • Massagear o local afetado.
  • Recomenda-se também o uso de gelo no músculo afetado, durante aproximadamente 20 minutos, se for uma caíbra muito forte que ocorreu durante a esforço físcio.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Fibromialgia


Conceito: É uma síndrome reumática de causa desconhecida, caracterizada por dor musculoesquelética difusa e crônica(acima de 3 meses),além da presença de dor em pelo menos 11 dos 18 pontos anatômicos conhecidos como tender points.
Acomete predominantemente mulheres entre 35 e 55 anos.
Sinais e sintomas:Fadiga crônica,dor muscular generalizada que pode iniciar em uma área determinada, distúrbios do sono,alteração de humor sem causa aparente, ansiedade,aumento ou diminuição rápida de peso, diminuição da capacidade aeróbica, cefaléia( dor de cabeça), síndrome do cólon irritável( pode estar com diarréia ou intestino preso), dificuldade para se locomover pela manhã, piora das dores no inverno e também depressão.
Tratamento medicamentoso: Antidepressivos,relaxantes musculares, analgésicos e antiinflamatórios.
Tratamento fisioterapêutico:Esse tratamento auxilia o paciente a assumir o controle da fibromialgia nas suas atividades de vida diária, sendo realizada uma abordagem postural, contribuindo para diminuir a fadiga e a dor. .Exercícios leves e alongamentos,melhoram a flexibilidade e reduzem a tensão muscular .Exercícios de baixa intensidade,que o paciente seja capaz de realizar..Fisioterapia Aquática é a mais indicada nessa síndrome,pois será dirigido o tratamento para o condicionamento geral e alívio da dor.O relaxamento obtido a partir do exercício e o suporte fornecido pela água são capazes de levar a importantes melhoras nos relatos de dor e rigidez. Os principais efeitos terapêuticos da água estão a promoção do relaxamento muscular pela redução da tensão,a diminuição dos espasmos musculares pela temperatura aquecida da água e a redução da sensibilidade à dor.


A indicação é um artigo do ano de 2003,sobre o tratamento da fibromialgia em piscina aquecida.
http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/155.pdf