sábado, 30 de maio de 2009

Joelho-Parte 1


Ligamento Cruzado Anterior (LCA):

O LCA é um dos ligamentos mais importantes para manter a estabilidade do joelho, evita primariamente a translação anterior da tíbia em relação ao fêmur.
Esse ligamento comporta-se como uma estrutura viscoelástica, permitindo a dissipação da energia e o ajuste de seu comprimento e a distribuição de carga interna. Isso significa que o LCA normal é capaz de ajustes microscópicos aos estresses internos com o tempo, influenciando dessa forma, na lassidão, estresse e a cinemática da articulação.
Uma lesão nessa estrutura pode acabar com muitas carreiras esportivas, pois podem tornar incapacitantes algumas funções, sendo que na fase aguda é muito dolorosa e na crônica pode surgir derrames artciulares e falseios de repetição que levará a dores frequentes.
Mecânismo de lesão do LCA: O mais comum ocorre quando o pé está fixo no solo e é realizado uma torção do joelho, nde a tíbia irá se mover anteriormente ao fêmur.
Exame Físico: Não esquecer de observar lado contralateral, deve-se realizar uma inspeção( hematoma, marcha,edema,posições antálgicas), palpação( dor,derrame articulares,processo inflamatórios,crepitação ). E só então realizar os testes específicos (Lachman, gaveta anterior).
Também para confirmar a lesão realizar uma ressonância magnética.
A lesão pode ser parcial ou completa, se for completa será necessario a realização de procedimento cirúrgico para reparar.
Tratamento: Reconstrução operatória e Fisioterapia.
A fisioterapia deve iniciar logo no pós-operatório e dura em torno de 6-8 meses, o tempo de recuperação do atleta é diferente do paciente não atleta.
É muito importante respeitar a anatomia do joelho e nunca esquecer das fases de cicatrização pós-cirurgica,realizando todo o tratamento fisioterapêutico com cuidado.
Sugestão de leitura: Artigo da revista Acta Ortopédica Brasileira do ano de 2008. No seguinte link:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522008000200011&lng=pt&nrm=iso


terça-feira, 26 de maio de 2009

Luxação

O que é uma luxação?


É o deslocamento ósseo que ocorre em uma articulação, deixando essa estrutura em uma posição anormal.
Ocorre normalmente devido a lesões traumáticas, por isso é mais comum na pratica de esportes, mas alguns casos ela pode ser se origem não traumáticas, que são considerados na maioria das vezes os mais graves, pois revelam articulações frouxas que merecem cuidados médicos e fisioterepêuticos.
Locais mais comuns que ocorrem luxações: Ombro, dedos, joelhos e pulsos.
Em relação ao tratamento uma luxação só pode ser reduzida por um médico treinado.
Algumas luxações só têm solução com tratamento cirúrgico, comum essa intervenção na região do ombro.
Também é importante lembrar que é comum após ter acontecido à primeira luxação sofrer outras, pois os ligamentos, e a musculatura local estarão enfraquecidos nessa região.
Hoje a fisioterapia atua muito no período de pós-luxação fazendo à manutenção dessa articulação, praticando exercícios específicos nas regiões envolvidas complementando a ação dos ligamentos e músculos deixando-os eficientes para dar estabilidade e segurança às articulações que foram luxadas.


Indico a vocês que se interessam por esse assunto, a visitar o link abaixo, que mostra um relato de caso de uma fratura-luxação do quadril no futebol, da revista brasileira de Medicina e Esporte, publicado em 2007.
Nesse relato você poderá visualizar em raio-x a lesão, e acompanhar o tratamento realizado com esse atleta.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922007000400014&lng=pt&nrm=iso